Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dicas de peças básicas em um guarda roupa masculino


Muitos dizem que vestir um homem é fácil. Eu sou de opinião contrária. Um homem pode vestir-se por razões estéticas, mas raro é o homem que não pensa nos aspectos práticos do vestuário. Acho que é seguro dizer que décadas de códigos rígidos de indumentária masculina têm o seu peso nesta questão.É mais difícil levar um homem para fora da sua zona de conforto que uma mulher, é mais difícil variar na roupa masculina do que na feminina, devido a esses códigos impostos pela sociedade.


Quem se lembra da aceitação que as saias masculinas de Jean Paul Gaultier tiveram? Provavelmente ninguém, porque a aceitação foi inexistente! Não somos apologistas de que um homem se deva vestir como uma mulher. Apreciamos a masculinidade imposta no vestuário masculino.

Este post pretende enumerar os 10 básicos que o Projeto Moda acredita serem essenciais no guarda-roupa masculino. Entende-se por básico uma peça imprescindível que ajuda na hora de conjugarmos uma peça mais arrojada. Básico não é o mesmo que clássico. Com estes básicos o homem pode arriscar com mais segurança. Com um blazer básico podemos vestir uma camisa mais arrojada, por exemplo. Estes básicos são amigos de todos os homens, permitem estar sempre bem de forma prática e com uma facilidade de conjugação que o vai surpreender.


1) Jaqueta de cabedal

Para quem quer apostar neste básico alguns aspectos são de ressaltar:

- Material verdadeiro (pele) ou napa de óptima qualidade vão tornar o casaco mais durável e mais bonito;
- Cores como o preto, o cinzento, o castanho e o camel são as melhores para este básico apesar de nao ser regra, porque de uma maneira geral combinam (independentemente da cor) com uns jeans na perfeição.
- A silhueta é indiferente apenas dependendo da estrutura do individuos. Justos ficam bem a todos. Os magrinhos podem no entanto apostar num oversized. O comprimento pela cintura da calça é o que favorece a maioria dos individuos.
- Este clássico pode ser misturado com camisa (como em Moschino), t-hirt (Belstaff), sweat (Balmain), calça de ganga e calça clássica (E. Armani). Isto torna-o um básico perfeito uma vez que é versátil, masculino e prático.


2) Blazer

O meu básico favorito. Este casaco pode aparecer em inúmeras variações, blazer clássico, cruzado, spencer, de verão...

-Só pode ser chamado de básico se for numa cor neutra (castanho, beje, branco, preto). Casacos de cor ou de padrao inevitavelmente vão transmitir outro tipo de mensagem além de serem dificeis de combinar.
- Não há muito perigo em tentar variações do blazer clássico como em Balmain ou Victor and Rolf. Continua a ser um básico e ficara sempre bem.
- Na hora da escolha tente que o blazer faça justiça ao seu corpo. o primeiro botão (salvo excepções) deve incidir na linha que separa peito e barriga porque dessa maneira a largura dos ombros e peito fica evidenciada. O comprimento deve ser proporcinal à altura e as ombreiras colocadas para que a linha dos ombros seja suave e ligeiramente inclinada. 



3) Camisa Branca

Este é talvez o básico mais acessível e com maior impacto no vestuário masculino. Uma camisa branca fica bem em qualquer circunstância. Se soubermos escolher o melhor modelo para cada tipo de figura podemos dar ao nosso look aquele up para um nível superior.

Dicas para o investimento nesta peça:
- Camisa de algodão é um luxo, o preço é maior, mas problemas como a transpiraçao serão melhor controlados.
- Colarinho inglês para alongar a cara, colarinho italiano para achatar o pescoço, inglês para um look mais casual ou americano para um look mais desportivo e informal.
- Botões de punho em metal trazem um up às camisas brancas.
- Slim fits, ouversized, tailored....O corte depende do do que se pretende.Regra geral uma camisa branca de corte slim é ideal para a maior parte dos casos.



4) Cardigan

Um casaquinho de malha é outra peça que recomendamos. É extremamente versátil. Podemos conjugar com todos os tipos de calça. Podemos conjuga-lo com qualquer parte de cima.
Estas partes condicionarão o resultado final. Para looks mais formais camisa e calça clássica como em Gucci, para desportivos combine-o com calçoes e uma t-hirt como em Tommy Hilfiguer.
O resultado é bom das duas maneiras. Pode ainda misturar de outras formas. Não há muito onde errar. Ao nivel da cor não se preocupe, escolha à sua vontade. Se o resto do vestuário for de cor neutra o resultado pode ser brilhante como em Salvatore Ferragamo ou Hermes.




5) Gravata

O básico para ocasiões onde um pouco de formalidade é bem-vinda. Sabe-se que da indumentária clássica masculina herdamos a gravata. Independente do seu formato (longa, curta, larga ou estreita, borbolata ou clássica) a gravata transmite uma grande dose de sofisticação e masculinidade.
Toda a mulher gosta de um homem de gravata! Use-a em ambientes apropriados como uma saída especial, ou um jantar comemorativo. A cor preta é obrigatória uma vez que se adapta a toda e qualquer ocasião.


6) Jeans

Infelizmente não me posso alargar quanto à sua história. Apenas vou declarar que passaram de umas calças de trabalho para um fashion statement no século passado devido a marcas como Levis, Diesel e Cavalli. E são tantos os modelos: Skinny, regular, boca de sino, slims, etc
A par desta variedade ainda temos várias cores de denim e várias lavagens.
Dois modelos no entanto resultam bem para todos os individuos:
- Slims (calças que afunilam ate aos tornozelos mas não são skinny) ficam ótimas para indivíduos de todas as alturas e magros
- Pessoas mais redondas devem optar por calça regular (largura uniforme).
- Sem lavagem e escuras são as mais seguras. 



7) Calça clássica

A calça clásica é uma peça feita em sarja ou tafetá, normalmente de algodão.É uma calça de largura uniforme e que normalmente apresenta pinças (excepto na calça juvenil).
Estação após estação, estas calças são visitadas e reinventadas por designers de todo o mundo para a moda masculina. Quer com pinças exageradas em formato slim como em Balmain, ou com presilhas largas como em Paul Smith, ou mesmo minimais como em Dior Homme, estas calças resultam (em cores neutras) noutro básico masculino a não perder.

Qualquer homem pode usufruir de um bom par destas calças. As dicas são:

- Cores neutras constituem o básico. Cores escuras para sofisticação e claras para descontração;
- Alta manutenção, uma boa limpeza e uma passagem a ferro com cuidado vão conferir um bom aspecto e uma durabilidade elevada.
- Cinto e sapato da mesma cor são o mais seguro. Se for homem para arriscar combine algumas cores para dar profundidade ao look.
- Cintura deve ser relativamente alta. O foco no uso desta calça é a perna. Alongue-a. 


8) Sapatos

Um básico essencial. Apesar de existir um leque bastante complexo no mercado de footwear masculino, existem categorias que gostaríamos de destacar.

- Oxford. Estes sapatos vão bem com qualquer tipo de look. São sapatos que se apresentam como básicos em preto, castanho e camel.
- Sapato Sela. São uma variação dos oxford clássicos. Distinguem se por camadas de cabedal em relevo que podem apresentar cores diferentes. São sapatos óptimos para darem um toque
mais pessoal e descontraído num look clássico ou informal.
- Mocassins desportivos ou Driving Mocassins. O facto de este sapato ter sido desenviolvido para conduzir já diz muito sobre a sua aplicação. Para looks desportivose casuais são boas escolhas
- Mocassin clássico. Sapato sem cordões de amarar extremamente elegante. Devem ser usados da mesma forma que o oxford.
- Wingtips. Este sapato actualmente na berra é um sapato mais personalizado. São ligeiramente mais pontiagudos. No entanto, atualmente encontram-se em diferentes versões, incluindo mocassins e oxford.

O único conselho é atenção à cor destes sapatos. Cores escuras ligam mais facilmente com peças clássicas. Para todos estes sapatos é necessário um investimento em qualidade. O sapato é a base de qualquer homem. É nele que pousamos o nosso peso, um sapato confortável e de boa qualidade vai, sem dúvida, trazer-nos durabilidade e qualidade de vida.




9) Cinto

O cinto torna-se um fashion statemente quando serve para mais do que assegurar que a calça não nos cai. Cores, grosuras e fivelas servem para nos oferecerem opções de cintos para os diferentes looks produzidos.

- Cintos finos trazem uma sofisticação mais apelativa actualmente. O que importa salientar e qualidade e tamanho. Desde que estas duas coisas existam em sintonia não há por onde errar.


10) Casaco de caxemira

Chegamos ao último básico que qualquer guarda-roupa masculino deverá possuir. Casaco de caxemira. Quantos de voces não compram casacos do mesmo estilo em materiais como acrílico e viscose? Quanto tempo duram? Pois é! Duram pouco! Por sua vez, um casaco de caxemira dura anos. E quando falo em anos estou falando em pelo menos 6 invernos. É um investimento que aconselho,  um investimento em material de qualidade que compensa. 

Estas peças podem ser consideradas básicas quando são em cores sólidas. A cor depende do resto do outfit. Arrisco-me a dizer que a camisola azul cobalto é um must have! Um único pormenor deve ser considerado, o decote. Decote em V para alongar o pescoço, decote redondo para alargar a cara e decote em barco para realçar o trapézio. 



Pronto, depois desse dossier, espero que já não haja dúvidas na hora de apostar nos básicos que deverão ser peças presentes em vossos guarda-roupas. Com estes básicos a nossa vida torna-se mais simples e fácil, pois várias combinações serão possíveis. Qualquer questão deixe-me saber a sua opinião através de um comentário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário