Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ácido Linoléico


O que é Ácido Linoléico?
Ácido linoléico (LA) é uma ômega-6 ácidos graxos insaturados. É um líquido incolor à temperatura ambiente. Na literatura fisiológica, é chamado 18:02 (n-6). Quimicamente, o ácido linoleico é um ácido carboxílico com uma cadeia de 18 carbonos e duas ligações cis””de casal; a primeira ligação dupla está localizada no sexto carbono a partir do final omega.
Ácido linoléico (LA) é um ácido graxo poliinsaturado utilizado na biossíntese de ácido araquidônico (AA) e, assim, algumas prostaglandinas. Pode ser encontrada nos lipídios das membranas celulares. Ela é abundante em muitos óleos vegetais, compreendendo mais de metade (em peso) de sementes de papoula, cártamo, girassol, milho e óleos.
O ácido linoleico é um membro do grupo de ácidos graxos essenciais ômega-6 chamada ácidos graxos que são essenciais na dieta de todos os mamíferos. O outro grupo de ácidos graxos essenciais são os ácidos graxos ômega-3, por exemplo ácido alfa-linolênico. Sintomas ômega-6 deficiência incluem o cabelo seco, queda de cabelo, e má cicatrização de feridas.
251059_206037069526303_1079686803_n
Metabolismo e eicosanóidesO primeiro passo no metabolismo do ácido linoleico (LA) é realizado por ?-6-desaturase, que converte LA em ácido gama-linolênico (GLA).
Há evidências sugerindo que os bebês falta ?-6 desaturase-próprio, e deve adquiri-lo através do leite materno. Estudos mostram que bebês alimentados com leite materno têm concentrações mais elevadas de ABL do que bebês alimentados com fórmula, enquanto bebés alimentados a biberão têm concentrações elevadas de LA.
GLA é convertido em Dihomo-ácido gama-linolênico (DGLA), que por sua vez é convertido em ácido araquidônico (AA). Um dos destinos possíveis de AA é para ser transformado em um grupo de metabólitos chamados eicosanóides, uma classe de hormônios parácrinos. Os três tipos de eicosanóides são as prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos. Eicosanóides só são produzidos a partir de AA e tendem a ser pró-inflamatórias. Por exemplo, tanto Thrombaxane e leucotrieno B4 são eicosanóides proaggretory e vasoconstritora. Outro efeito importante clínica é que os produtos metabólicos oxidados do ácido linolênico, como o 9 – ácido hydroxyoctadecanoic e 13-hydroxyoctadecanoic ácido também foram mostrados para ativar TRPV1, receptor da capsaicina e por isso pode desempenhar um papel importante na hiperalgesia e alodinia.
Um aumento da ingestão de ácidos graxos Omega 3 com uma diminuição na Omega 6 ácidos graxos foi mostrado para atenuar a inflamação devido à menor produção desses eicosanóides.
Um estudo de monitorização dois grupos de sobreviventes de infarto do miocárdio, concluiu que “a concentração de ácido alfa-linolênico foi aumentada em 68%, no grupo experimental, e que de ácido linoleico reduzido em 7% … os sobreviventes de um primeiro infarto do miocárdio , atribuídos a uma dieta mediterrânica ácido alfa-linolênico rico, tinha uma taxa muito reduzida de reincidência, outros eventos cardíacos e de mortalidade geral. ”
247780_490111314354075_13482_n
Possíveis papéis na doença
Prevenção do câncer
Um estudo em ratos mostrou que a ingestão de Ácido Linoléico Conjugado (CLA) pode ajudar a prevenir câncer em ratos. O estudo analisou um isómero específico da LA e estudou seu efeito sobre o câncer induzido por dimetilbenz (a) antraceno. O estudo sugere um efeito significativo da ingestão de CLA na redução da carcinogênese.
Fibrose cística
Desde que as crianças com fibrose cística sofrem de deficiência de ácidos gordos essenciais, devido à má absorção, se a hipótese de que altas doses de LA pode auxiliar no seu crescimento. O estudo analisou dois grupos de crianças com fibrose cística em dietas com dois níveis diferentes de LA. Foi demonstrado que complementar LA, de fato, tem um efeito positivo sobre o crescimento de crianças com fibrose cística, especialmente entre 6 e 9 meses de idade.
182100_45701248860_4621087_n
Dermatite
A dermatite é um dos primeiros sinais de uma deficiência de ácidos gordos essenciais em humanos e animais. Até 1955, um dos tratamentos mais amplamente aplicado para o eczema atópico foi uma alta dose de GLA.
Fonte: http://www.news-medical.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário