Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Avengers: Battle for Earth - Kinect




Com o sucesso do filme Os Vingadores, não demorou muito para que um novo jogo inspirado na série da Marvel fosse lançado. Marvel Avengers: Battle for Earth é um jogo de luta para Kinect.

Fazer combos e ataques especiais usando um controle ou manete de fliperama é a forma mais comum de se jogar games de luta. Mas ultimamente algumas produtoras tentaram popularizar mais esse famoso gênero levando suas séries até o Kinect. Aconteceu com Dragon Ball e agora Os Vingadores também ganham um jogo de luta controlado totalmente pelos movimentos dos jogadores na frente do acessório Kinect, do Xbox 360.

Marvel Avengers: Battle for Earth aplica uma fórmula simples para executar os comandos de cada um dos 20 personagens disponíveis. A câmera, ao contrário de boa parte dos jogos de luta, fica posicionada atrás do personagem escolhido. Cada um deles possui uma série de três ataques especiais únicos que podem ser executados ao imitar os movimentos indicados na tela, assim como um jogo de dança para Kinect.

Ao controlar o Homem de Ferro, por exemplo, abrir os braços faz com que o herói voe alguns metros do chão para, após a execução de outro movimento, lance seu famoso Unibeam contra o adversário.

Além dos golpes especiais, todos os personagens executam ataques básicos quando o jogador faz “socos” no ar ou joelhadas. Uma barra especial, quando completada, libera acesso a um golpe chamado Ultra. Para ativá-la, basta pular (literalmente) e gritar o nome do ataque especial para ganhar bônus no dano.

Como você pode imaginar, controlar personagens usando o Kinect não é preciso como em um jogo de luta tradicional. Aqui, a diversão é um elemento muito mais importante que a competitividade. Battle for Earth não é um jogo para ser jogado em campeonatos, e ele cumpre muito bem sua premissa descompromissada. Os movimentos pré-estabelecidos são muito bem reconhecidos pelo Kinect, uma pena que eles se repetem muito entre os personagens. Talvez uma deficiência técnica do acessório que peca em identificar com mais clareza movimentos complexos.

A desenvolvedora, no entanto, tomou o cuidado de adicionar elementos competitivos para tornar as mecânicas mais interessantes. Em um sistema que adota o conceito “pedra, papel e tesoura”, cada movimento especial pode ser usado para contra-atacar o golpe do adversário. Se jogado com consciência, é possível esquivar e contra-atacar os inimigos e ainda executar combos. Claro que não é o propósito de um jogo para Kinect, mas essa complexidade ajuda a dar mais relevância para as lutas. Se você quiser apenas balançar os braços desesperadamente, vai se divertir. Mas se quiser fazer ataques mais conscientes, o jogo tem um sistema que agrega bem as regras também.

A história do modo principal narra a saga dos Vingadores contra os alienígenas Skrulls, que podem ganhar a forma de qualquer um dos heróis. O jogo não é baseado no filme, portanto, personagens que não aparecem no longa como Homem Aranha e Wolverine fazem parte do grupo de personagens disponíveis para jogar.

O problema é que o modo história é muito repetitivo. São cinco estágios com 8 desafios em cada. Só que todos os desafios são derrotar duplas de adversários inimigos usando duplas pré-determinadas. Mesmo com pequenas introduções que tentam ligar as cenas com o enredo, após a décima luta já não existe mais incentivo para jogar. Claro que levar o enredo de um jogo de luta a sério não é muito recomendado, mas nesse caso achamos que Battle for Earth deixou uma ótima oportunidade passar.

As modalidades Arcade, Versus, Online e Desafios completam o pacote de variedades, mas não alteram muito a experiência. No final das contas, a grande atração é mesmo desbloquear seus heróis favoritos no modo campanha e depois jogar até cansar os braços – algo que não vai demorar muito tempo.

Marvel Avengers: Battle for Earth, que está totalmente em português, surpreendeu por sua boa resposta nos comandos. É divertido agir como o Hulk e jogar enormes pedras nos inimigos. Principalmente os fãs mais jovens vão se divertir com esse game. Levando em consideração todas as limitações técnicas que implicam em decisões nem sempre unânimes de design, Battle for Earth é um jogo decente para Kinect. Só não espere que ele dure muito tempo dentro do seu Xbox 360.
Abaixo confira o trailer do game:



Nenhum comentário:

Postar um comentário