Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ilustradores de Hq´s que marcaram história


Os traços cheios de movimento que tentam representar a ação nas HQs sempre foram um detalhe, mas m detalhe que alimentava a imaginação de quem lia as histórias de super-heróis. Por trás do enredo criativo, havia aqueles que colocavam a mão na massa para tentar trazer aos leitores toda emoção expressa nas palavras, vejamos dez desses que marcam a história das histórias em quadrinhos.

Alex Raymond

Alex Raymond
Alex Raymond
Foi ele quem deu vida a Flash Gordon – o clássico super-herói do espaço sideral – trabalho que lhe colocou em destaque; e foi ele quem inspirou muita gente, inclusive George Lucas, que atribui ao ímpeto do trabalho do artista para imaginar o universo de Star Wars.

Brian Bolland

Brian Bolland
Brian Bolland
Brian resolveu estudar design gráfico e história da arte na faculdade, começando a ilustrar fanzines logo, empregando seus traços que misturavam o clássico e o cartunesco. Suas principais contribuições foram nos quadrinhos da DC Comics, assinando a arte de Camelot 3000 em 1982, versão futurística elogiada das aventuras do Rei Arthur e seus Cavaleiros.

Jim Steranko

Jim Steranko
Jim Steranko
Altos contrastes do filme-noir, colagens, pop-art, psicodelia, tudo isso servia de inspiração para Jim. Ele começou na Harvey Comics, entrando na almejada Marvel Comics poucos anos depois, ilustrando muitas capas de Nick Fury. Um de seus trabalhos mais notáveis é a capa da edição de outubro de 1968 de Giant Size Hulk – parodiada e homenageada à exaustão.

John Romita Jr.

John Romita Jr.
John Romita Jr.
Filho do criador de diversas histórias do Homem-Aranha nas décadas de 1960 e 1970, John começou sua carreira na Marvel britânica, deslanchando na com “Demon in a Bottle”. Uma de suas edições trazia Tony Stark, o Homem de Ferro, em conflito com o alcoolismo, sendo premiada nos Eagle Awards no ano seguinte. A partir de 1980 foi destaque nos quadrinhos, criando o vilão Duende Macabro ao lado de Roger Stern, recebendo premiação por seu trabalho nos quadros do Demolidor, entre outros.

Will Eisner

Will Eisner
Will Eisner
Filho de imigrantes judeus, Will começou a carreira trabalhando como cartunista no jornal New York America.  Um de seus personagens mais famoso é Spirit, um combatente do crime que usava uma mascara, e que chegou a ter uma circulação de 5 milhões de cópias entre 1940 e 1952.

Jack Kirby

Jack Kirby
Jack Kirby
Jack ao lado de Joe Simon lançou a revista Capitão América #1 pela editora Timely Comics em 1941. Depois com ajudou a criar o primeiro time de super heróis da editora, juntamente com Stan Lee, que foi o Quarteto Fantástico. A editora mudou o nome para Marvel e Jack ainda contribuiu dando vida a Hulk e as edições de Thor e Os Vingadores.

Steve Ditko

Steve Ditko
Steve Ditko
Ele começou sua carreira em 1953 no estúdio de Jack Kirby e Joe Simon. Foi ao lado de Stan Lee que ele deu vida ao Homem-Aranha, que foi o primeiro adolescente a assumir o posto de protagonista no universo Marvel.

Dave Gibbons

Dave Gibbons
Dave Gibbons
Ele começou a carreira profissional assinando títulos de ação e terror para a DC Thomson e IPC na década de 1970. Passou a ser o artista principal da tirinha de Doctor Who anos depois, mas um de seus papeis mais importantes foi a criação de Watchmen, ao lado de Alan Moore.

John Byrne

John Byrne
John Byrne
O canadense John Byrne e o roteirista britânico Chris Claremont são os responsáveis pelas doses de humor presentes em O Quarteto Fantásticos, Os Vingadores e X-Men. A dupla também criou Days of future past, Dark Phoenix Saga e Proteus. John também é o responsável pela permanência de Wolverine na equipe de Professor Xavier.

Joseph Shuster

Joseph Shuster
Joseph Shuster
Foi Joe, esse ilustrador canadense, quem criou o Superman. Ele começou a rascunhar no colégio, ao lado de Jerry Siegel, seu amigo de longa data. Nos primórdios do herói, ele era um vilão telepata que queria dominar o mundo, mas descontentes com o resultado os amigos decidiram dar uma nova forma ao personagem, criando Clark Kent, o herói que passaria a lutar pela justiça. O herói ajudou a criar um gênero todo de super-heróis das HQs, estabelecendo sua supremacia nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário